Veja dicas para não cair em ciladas na Black Friday!

Na próxima sexta-feira, (23) de novembro ocorre oficialmente a Black Friday, apesar de muitas lojas já apresentarem ofertas no ritmo de promoções, é preciso ficar atento para aproveitar de verdade as promoções e não cair em ciladas. Confira nossas dicas.

Ao realizar as compras pela internet você precisa ficar atento ao prazo de entrega, valor do frete, disponibilidade do produto e, principalmente, escolher sites confiáveis para cadastrar seus dados e realizar suas compras. Preste atenção nos termos e condições dos sites que você escolher realizar suas compras para entender de que forma seus dados poderão ser utilizados ao concordar com os termos.

Pesquise os produtos desejados

É muito importante escolher os produtos que você pretende comprar e verificar a faixa de preços. Assim, você consegue detectar as ofertas reais de lojas que baixaram de verdade o valor do produto e evita realizar compras em lojas que aumentaram muito o valor do produto para promover um “super desconto” na Black Friday. Além disso, pode conferir descontos maiores ao comprar mais de um produto na mesma loja.

Imagem de um tablet com produtos para pesquisa.

Reputação das Lojas

Um grande problema durante a Black Friday para os consumidores são as compras em lojas que não existem, causando além de frustração de não adquirir o produto, um prejuízo financeiro. Uma boa opção para comprar com cautela é realizar uma consulta no Reclame Aqui e o Proteste!, ambos sites especializados em intermediar as relações de clientes com as marcas, recebendo avaliações e retornos sobre os serviços realizados. Ao conferir os estabelecimentos fique atento às solicitações realizadas pelos consumidores, reclamações referentes à fraude e recebimento do produto podem indicar que há problemas sérios com a loja e é melhor você optar por outro estabelecimento. Além disso, nesta época é comum surgirem lojas falsas. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) divulgou novamente neste ano de 2018 uma lista (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php) com 419 sites de compras reprovados pelos consumidores. Deste total, 252 estão com endereço eletrônico fora do ar e 167 têm sites ativos, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo. Geralmente, o foco das falsas ofertas são produtos como smartphone, notebooks e televisores.

Imagem de uma mulher com um cartão de crédito na mão e na outra pesquisando produtos no computador.
Segurança dos sites

Além da loja que você pretende comprar ser confiável, seus dados bancários precisam estar seguros para evitar problemas futuros com o cartão de crédito, por exemplo. Ao realizar sua pesquisa antes de comprar verifique se o endereço da página inicia com HTTPS, avalie também se o site apresenta certificados de segurança como por exemplo o Site Blindado (https://www.siteblindado.com/consumidor/selo-blindado/?language=pt&hostname=www.bringit.com.br) e também se é fácil localizar o CNPJ da empresa.

Imagem de um computador com o site blindado na tela.

Dica smart: se você pretende comprar apenas um produto, mas seus familiares e amigos também estão se preparando para comprar na Black Friday converse com eles, em muitos casos compras acima de um determinado valor ou com uma quantidade maior de produtos possuem mais descontos ou frete grátis. Além disso, por segurança imprima ou salve em PDF as telas de confirmação de compra, pagamento, descrição do produto e data de entrega. Assim, caso você precise comprovar informações ficará mais fácil.

Fonte consultada:

Jornal O Globo

2 Replies to “Veja dicas para não cair em ciladas na Black Friday!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *