No Dia do Leitor, veja 6 dicas incríveis para você ler e começar a investir!

O Dia do Leitor é comemorado no dia 7 de janeiro. Por isso, preparamos uma seleção com dicas de livros para você começar 2019 revendo hábitos e buscando educação financeira. Separamos dicas de autores indicados pela Revista Exame, com livros que possuem uma linguagem acessível para perder o medo sobre finanças e ter uma nova relação com o dinheiro.

Ao começar a ler esses livros você vai repensar seus hábitos e formas de consumo. Uma atitude simples como levar o próprio lanche de casa ou não comprar roupas e sapatos ao passar em frente à loja e ver promoções. Analisar verdadeiramente seu guarda-roupa e conferir se há real necessidade de adquirir mais um artigo de vestuário ou se é uma compra por impulso, por exemplo. Esses são apenas alguns hábitos que você pode praticar e começar a exercitar uma redução de consumo, equilibrando o seu orçamento mensal.

Você vai perceber como realizar pequenas economias no dia a dia podem gerar resultados satisfatórios em longo prazo. E, principalmente, descobrir formas para começar a investir e ganhar mais dinheiro neste ano!

1- Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
Nathalia Arcuri

Idealizadora do portal de educação financeira, Me Poupe!, a jornalista e youtuber Nathalia Arcuri pioneira na criação do conceito de entretenimento financeiro. Atualmente, o Meu Poupe! é o maior canal do YouTube sobre finanças do mundo. No canal é possível conferir dicas sobre educação financeira e investimentos de uma forma divertida e acessível. Neste mesmo seguimento o livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, traz dicas práticas e contém espaços interativos para você incluir anotações e metas de acordo com os ensinamentos da jornalista.

Imagem do livro Me Poupe, com dicas para economizar, texto sobre dia do leitor

2-Do mil ao milhão sem cortar o cafezinho: gastar bem, investir melhor, ganhar mais
Thiago Nigro

O autor, Thiago Nigro, é reconhecido no mercado por seu canal no YouTube, Primo Rico. No livro do empreendedor apresenta como chegar ao primeiro milhão em 20 anos, com aportes de mil reais. Para conseguir esse objetivo o autor elenca prioridades em três pilares: gastar bem, investir melhor e como ganhar mais. Além disso, destaca variáveis e apresenta tabelas com cálculos, incluindo rentabilidade obtida por grandes investidores do mercado para incentivar os leitores.

Imagem da capa do Livro do Mil ao Milhão do Thiago Nigro, sobre educação financeira e investimentos, para o texto sobre o dia do leitor.

3 – Papo de grana: Faça o dinheiro trabalhar para você
Tito Gusmão

Neste livro o autor que trabalhou durante 10 anos na corretora XP investimentos e é fundador da Warren, empresa que utiliza um robô de investimentos para simplificar o processo de investir, aborda como organizar as contas e começar a investir bem. Outro destaque importante do livro é sobre dicas de“Onde não investir (fugindo de roubadas)”. Uma boa opção para quem tem interesse em começar a investir, mas fica receoso sobre como evitar prejuízos e erros na hora de aplicar o dinheiro.

Imagem da capa do Livro Papo de Grana de Tito Gusmão, com dicas de investimento, texto sobre dia do leitor.

4 – Invested: How Warren Buffett and Charlie Munger taught me to master my mind, my emotions, and my money (with a little help from my dad)
Danielle Town e Phil Town

Danielle, que é filha de um gestor de fundo hedge, educador financeiro e autor de best sellers sobre investimento, aborda um plano para obter a liberdade financeira em 12 meses. Sobre um aspecto da geração millenial, a autora revela como perdeu o medo de investir e destaca insights de grandes investidores. O livro possui exercícios simples que podem ser aplicados nas finanças de pessoas de todas as idades para obter independência financeira no período de 1 ano.

Imagem do Livro 4 – Invested: How Warren Buffett and Charlie Munger taught me to master my mind, my emotions, and my money (with a little help from my dad) sobre como obter independência financeira em 1 ano. Dica sobre o texto do dia do leitor.

5 – Big mistakes: the best investors and their worst investments
Michael Batnick

O autor é diretor de pesquisa de uma grande gestora de investimentos. No livro, Batnick busca dedicar cada capítulo para um grande investidor e detalhar quais foram seus piores investimentos. Indo na contramão da maioria dos autores que sempre aborda os grandes sucessos de investidores como Warren Buffet e Benjamin Graham. De acordo com o autor, um erro recorrente desses grandes investidores está na sensação de controle: ganhar uma grande quantia em uma aplicação e acreditar que pode ganhar ainda mais nesta mesma aplicação. O problema é que o mercado muda e resta um grande prejuízo.

Imagem do livro Big Mistakes, do 5 – Big mistakes: the best investors and their worst investments Michael Batnick com dicas sobre o que não fazer na hora de investir. Para o texto do dia do leitor.

6-Prosperidade Radical: 30 atitudes inovadoras para fazer seu dinheiro render mais
Marcos Silvestre

O autor, que é economista e especialista em finanças pessoais dedica o livro a ensinar a melhor forma de escapar de pegadinhas financeiras do mundo do consumo. Apresenta maneiras de negociar e como aplicar o dinheiro de modo mais rentável. O livro possui exemplos práticos de como fazer compras com o melhor custo-benefício, aplicar em diferentes modalidades com segurança e ficar por dentro de como funcionam e como identificar negócios e investimentos, realmente lucrativos.

Fonte consultada:
Revista Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *